Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Odivelas

Espaço para reflexão...

na forma de Educar, de formar futuros Cidadãos, de Prevenir Comportamentos e de Ajudar os Pais na fase de crescimento dos Jovens e Adolescentes do nosso Concelho.



terça-feira, 30 de março de 2010

Construção do JI do Vale Grande




A Fapodivel foi convidada a estar presente no lançamento da primeira pedra para a construção do novo jardim-de-infância do Vale Grande. Uma obra à muito desejada por todos os intervenientes no processo, Associação de Pais, Junta, Agrupamento de Escolas, Pais e Encarregados de Educação e acima de tudo as CRIANÇAS.

Este novo Jardim virá ajudar muitas famílias e permitir acima de tudo que os mais pequenos entrem no pré-escolar um ano antes da sua integração no 1º Ciclo, coisa que até ao momento era extremamente difícil, dado o insuficiente número de Jardim de Infância do Agrupamento e o número elevado de crianças.

Esta mais valia estará pronta em Setembro. Será?

domingo, 21 de março de 2010

Oferta de 60 Pinheiros para as Escolas 2 +3 do Concelho



O Dia Mundial da Arvore este mês foi comemorado com a plantação de Pinheiros em algumas das Escolas 2+3 do Concelho. O exemplo disso foi a plantação de 3 pinheiros na Eb 2+3 dos Pombais.
A promoção da educação ambiental nos jovens permite o seu crescimento e consolidação para o futuro.
Assim se comemora o dia da Arvore no ano da Biodiverdidade.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Lançamento da Primeira Pedra para o JI do Olival Basto






Mais uma vez a FAPODIVEL esteve presente no lançamento da 1ª Pedra para a construção de mais uma Jardim-de-infância no Concelho.
Esperemos que brevemente o parque escolar do Concelho resposta a todas as necessidades da sua população.

sábado, 13 de março de 2010

2º Sarau Gímnico



A Escola Secundária da Ramada recebeu no passado dia 12 de Março o 2º Sarau Gímnico de Odivelas, pelas 21h.
A iniciativa decorro no âmbito do Programa de Actividade Desportiva do Concelho, contanto com a participação de 160 alunos de todos os graus de ensino de 12 escolas.
A importancia do desporto escolar no desenvolvimento fisico, social e cognitivo das crianças e jovens.
Permitiu também a apresentação do trabalho desenvolvido nas escolas de 1º Ciclo no ambito das AEC - Actividades de Enriquecimento Curricular.

sexta-feira, 12 de março de 2010

EB1 Maria Maxima Vaz - Novo Equipamento





A Escola Básica Maria Maxima Vaz, ganhou um novo equipamento desportivo, para que as suas crianças possam praticar desporto em dias de sol. No entanto a escola apresenta outras carências a vários niveis.
A Escola tem problemas de infiltrações na componente electrica da escola, o telhado da mesma devera ser arranjado porque se encontra em avançada fase de degradação.

Mas as Crianças da EB1 Maria Maxima Vaz tem agora ao seu dispor um magnifico espaço para a pratica desportiva.

Violencia nos Recreios!




A FERLAP emitiu um comunicado a nivel nacional no sentido de apresentar uma solução possivel para a gestao dos conflitos cada vez mais recorrentes nos recintos escolas, em periodos mortos ou em ligeiros interva-los, que permitem muitas vezes que jovens e adolcentes sejam violentamente agredidos em muitos casos fisica e psicologicamente, desencadeando todos os processos registados nos ultimos dias e largamente referenciados nos media.

A Animação de Recreios é uma Possibilidade entre muitas, mas foi a primeira a ser colocada à discussão por todos os intervenientes na Educação.

Qual a sua opinião? Participe no nosso questionario online.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Conselho Municipal de Educação




Os Conselhos Municipais de Educação (CME) foram criados para permitir a transferência de competências da administração central para as autarquias no tocante ao ensino não superior, reconhecendo que os municípios constituem o núcleo essencial de uma estratégia de subsidariedade.

Visa-se a institucionalização da intervenção das comunidades educativas a nível do concelho, nomeadamente a elaboração da carta educativa, um instrumento fundamental de ordenamento da rede de ofertas de educação e de ensino.

Em termos complementares, regulamentam-se competências na área da realização de investimentos por parte dos municípios, nos domínios da construção, apetrechamento e manutenção dos estabelecimentos da educação pré-escolar e do ensino básico, referindo-se, ainda, à gestão do pessoal não docente dos estabelecimentos de educação e ensino.

O conselho municipal de educação é uma instância de coordenação e consulta, que tem por objectivo promover, a nível municipal, a coordenação da política educativa, articulando a intervenção, no âmbito do sistema educativo, dos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados, analisando e acompanhando o funcionamento do referido sistema e propondo as acções consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo.

O Concelho Municipal de Educação do Concelho de Odivelas tem a mais valia de estar representado por duas grandes Escolas e ainda por duas pessoas que tem vindo a fazer um percurso magnifico pela Educação em Odivelas.
Tem sido motivo de alterações na forma de estar e ver a Educação no Concelho, procurando junto dos seus pares e ainda dos parceiros obter respostas conclusivas para os problemas interminaveis da "Educação Gratuita e de Qualidade para todos".

Pela EB1 JI João Villaret - Antonio Boanova
Pela Escola Sec. Ramada - Fernanda Ramos

Pela Educação e com a Educação, eles são os representantes máximos dos Pais junto da Autarquia.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Alteração do Estatuto do Aluno



PROPOSTA DE PARECER SOBRE ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DO ALUNO

A CONFAP, desde o parecer dado à Lei 30/2002, vem chamando a atenção para o facto de o Estatuto do Aluno ser alterado, revisto, ou republicado, mais em função da agenda mediática, do que da reflexão e avaliação da sua prática e do real impacto daquele Estatuto na vida das escolas.

Reiterámos esta apreciação aquando da discussão do actual Estatuto do Aluno, na Comissão Parlamentar de Educação, na AR, em 2008. Nela, como então notámos, não participaram os estudantes algo que, sugerimos, seja alterado desta vez! Até porque esta é uma revisão anunciada para a actual legislatura e requerida também pela CONFAP, nos termos que a seguir se desenvolvem.

Tema lançado a debate no Movimento Associativo de Odivelas - FAPODIVEL, a sua opinião é importante.